Regras da prática do autocaravanismo

  1. O prazo máximo de permanência no mesmo local em visita deve ser de 48 horas.
  2. As águas cinzentas (deposito do lava-loiça e duche) devem ser despejadas em locais apropriados (áreas de serviços para autocaravanas). Caso não esteja numa zona onde possa usufruir de uma destas infraestruturas, poderá recorrer a um Jetwash (local de lavagem de veículos) ou a uma gasolineira que tenha uma estação separadora de hidrocarbonetos.
  3. A cassette do WC deverá ser despejada e lavada nas áreas de serviço, nos sanitarios das gasolineiras ou nos sanitários públicos (infraestruturas das autarquias). Nunca despejar nas sarjetas!
  4. A exposição externa à autocaravana de materiais de campismo, como mesas, fogareiros, cadeiras, toldos, etc.  deve ser limitada aos parques de campismo. Esta prática é proíbida no autocaravanismo itinerante, bem como, a abertura de janelas que alarguem o espaço limite de ocupação do espaço externo da autocaravana.
  5. O lixo produzido na autocaravana deve ser depositado em caixotes de lixo e nos eco pontos.
  6. O autocaravanista deve ter o cuidado de deixar o local onde pernoitou tão ou mais limpo do que como o encontrou.
  7. O estacionamento de uma autocaravana deve ser feito em locais com espaço suficiente ao gabarito do veiculo. Não deve nunca tapar a montra de qualquer estabelecimento comercial, a vista de monumentos ou locais de interesse paisagistico.
  8. Proibido ligar geradores no exterior da autocaravana, pois incomodam o descanso de outros autocaravanistas ou população em geral.
  9. Promover o comércio dos locais que visitamos fazendo compras em lojas e  supermercados e frequentando a restauração além de visitas a museus.
  10. Respeitar a natureza e o património cultural.
    Evitar a formação de concentrações de ACs.
    Só estacionar em lugares apropriados.
    Privilegiar o comércio tradicional local.
    Estar e ser discreto e cortês com todos.
    Inter-agir  amigavelmente com o próximo.
    Tentar cumprir e manter estes princípios.
    Observar sempre o bom senso e bom gosto 
  11. texto em construçao

1.ª Lição da Mariana sobre autocaravanismo

2.ª Lição da Mariana sobre autocaravanismo